1 of 11

Slide Notes

DownloadGo Live

Júpiter

Published on Nov 18, 2015

No Description

PRESENTATION OUTLINE

JÚPITER

Júpiter:

Júpiter orbita o Sol a 5.2 UA (800 000 000 km) e a essa distância recebe apenas 4% da luz que chega à Terra, de modo que a temperatura no cimo das nuvens é de -143 ºC. Demora quase 12 anos a dar uma volta em torno do Sol. O dia joviano dura cerca de 10 horas


Untitled Slide

Júpiter é mais de 1000 vezes maior que a Terra e tem 318 vezes a massa desta. Na realidade tem mais do dobro da matéria de todos os outros planetas juntos. No cimo das nuvens a força de gravidade é mais de duas vezes a terrestre.


A atmosfera de Júpiter é imensa e complexa, salpicada de relâmpagos e rodopiando em grandes tempestades. Uma destas tempestades é visível da terra como uma grande mancha vermelha, e terá sido observada pela primeira vez por Galileu, há quase 400 anos! Visíveis com um pequeno telescópio são também as bandas escuras criadas por fortes ventos Este-Oeste.

Untitled Slide

O campo magnético joviano é gigantesco, mesmo em proporção à dimensão do planeta, estendendo-se ao longo de milhões de quilómetros pelo Sistema Solar. Aprisionadas nesta magnetosfera encontram-se muitas partículas carregadas (capturadas do Vento Solar ou espalhadas pelos vulcões de Io), que originam uma cintura de radiação capaz de danificar equipamento electrónico e perigosa para eventuais viajantes humanos. A "cauda" deste campo magnético (a parte que é empurrada pelo Vento Solar no sentido oposto ao do Sol, à semelhança das caudas dos cometas) pode atingir a órbita de Saturno.

Untitled Slide

Com as suas 16 luas e vários anéis, Júpiter parece um sistema solar em miniatura. Cada uma das luas é um mundo diferente: cobertas de gelo, rochosas, crivadas de crateras ou com superfícies suaves.

As quatro maiores luas, Io, Europa, Ganimedes e Calisto, foram descobertas em 1610 por Galileu, sendo por isso chamadas frequentemente as "luas de Galileu".

UMA GRANDE CURIOSIDADE:

SABIAS QUE...

Untitled Slide