Quem não quer que seu site esteja nas primeiras posições do Google? Cliques gratuitos e mais visitantes? A resposta sobre como fazer isso acontecer se resume em três letras: SEO.
Os robôs do Google funcionam como rastreadores. Eles buscam todas as páginas na internet, entram em cada um dos links e leem tudo o que aquelas páginas têm para oferecer, salvando tudo nos servidores do Google.
Além disso, trabalhar bem o alt text de cada uma delas, colocando uma descrição que ajude os robôs a entenderem do que se trata. Caso contrário, o Google enxerga a imagem como um espaço em branco.
Os fatores on page são aqueles que podem ser trabalhados dentro do próprio site ou página, e que são fundamentais para que os mecanismos de busca percebam que seu conteúdo está relacionado aos termos buscados pelos usuários.
O título da página (ou title) é aquela frase que aparece na página de resultados da busca ou na parte de cima do navegador. Não se trata do título do artigo.
Esse fator é um dos mais importantes. Por isso, é preciso descrever precisamente os assuntos que serão abordados naquela página. Muitas empresas caem no erro de colocar algum slogan ou frases pouco descritivas do negócio.
Trabalhe com no máximo 63 caracteres, além de se atentar à ordem em que as palavras aparecem: as primeiras têm mais relevância.
Apesar de não ser um fator que influencia diretamente no rankeamento daquela página, a Meta Description é um código que explica para o usuário qual é o conteúdo abordado naquela página e, com isso, o atrai para a leitura do conteúdo. Como esse é um fator que influencia consideravelmente na taxa de cliques do seu site, é bom se ligar em algumas dicas.
Como já comentamos, o Google precisa de elementos textuais para entender a imagem e apresentá-la como resultado em alguma busca. Por isso é fundamental que o recurso textual das imagens contenha informação capaz de descrevê-las.
O Google identifica palavras-chave também no endereço da página. Por isso, assim como as imagens, é fundamental que ela seja descritiva e apresente o conteúdo daquela página. Quanto mais amigável a URL, melhor! No caso do WordPress, é comum que a URL seja o título do post.
Os subtítulos são fundamentais para identificar a prioridade dos conteúdos existentes na página, além de facilitar para o leitor que "escaneia" o conteúdo. No código, é possível observar até seis headings, apresentando o conteúdo mais importante (h1) e seus subtítulos (h2 a h6). Em geral, o título de um post é o H1.
Os fatores off page são aqueles externos ao seu site. Esses quesitos representam a autoridade do seu conteúdo/site e como as pessoas têm sido beneficiadas com ele: quanto melhor o conteúdo disponível, mais as pessoas falam sobre ele.
BACKLINKS Os backlinks são links de outros sites voltados para o seu. Para o Google, quanto maior a quantidade de sites externos de relevância apontando para o seu site, mais autoridade você tem em relação àquele assunto e melhor seu rankeamento nos mecanismos de busca.
SINAIS SOCIAIS São o número de menções e compartilhamentos da sua marca nas redes sociais. Eles também têm uma influência grande nos resultados da sua marca na busca orgânica. Não deixe de utilizar botões de compartilhamento em redes sociais no seu site para utilizá-los a seu favor.
Como você define as pautas dos seus blog posts? Faça pesquisas de palavras-chave com frequência para encontrar as melhores keywords;
Pense como o usuário: ele está procurando a resposta sobre uma dúvida, talvez sobre diferenças entre serviços, guias práticos para realizar uma determinada tarefa ou fazendo uma busca detalhada para compreender um conceito a fundo.
São as palavras-chave com o maior volume de buscas mensal para um determinado nicho. Um exemplo desse tipo de keyword é “marketing”, com mais de 60 mil buscas mensais nos motores de busca;
Apesar do grande volume, o problema deste tipo de palavra-chave é que a grande concorrência!