1 of 20

Slide Notes

DownloadGo Live

Título

No Description

PRESENTATION OUTLINE

OS PÁSSAROS DO FLAMINGO

FLAMINGOS
Photo by szeke

O flamingo é uma ave pertencente à família Phoenicopteridae da ordem Phoenicopteriformes.

Photo by Hkuchera

Os flamingos são aves pernaltas, de bico encurvado, que medem entre 90 e 150 cm. A sua plumagem pode ser bastante colorida em tons de rosa vivo. São animais que se alimentam de algas e pequenos crustáceos através de filtração.

Photo by Infomastern

Porque é que os flamingos são cor de rosa?

Será que os flamingos nascem cor-de-rosa?

Os juvenis são acastanhados,
adquirindo o tom rosado muito mais tarde.

Os flamingos têm as penas tingidas em cor-de-rosa devido a uma substância química natural existentes nalguns animais, chamada betacaroteno, um pigmento que existe em crustáceos e algas que fazem parte da dieta do flamingo.

Photo by Sofía

Estes crustáceos e algas existem em lagos salgados em várias partes do planeta, que são procurados por estas aves, não para ficarem cor-de-rosa, mas sim porque o betacaroteno existente nesses alimentos é essencial para que o flamingo possa produzir vitamina A, fundamental na construção do organismo.

Carotenóides são substâncias químicas tetraterpênicas relacionadas ao caroteno, compreendendo pigmentos amplamente difundidos na natureza.
Photo by yeowatzup

Reprodução

  • São uma espécie monogámica.
  • Fazem os ninhos de lama e num espaço partilhado, pela colónia.
  • Após um período de 28 a 31 dias, depois da postura, dá-se a eclosão.
  • As crias ficam a viver em colónias, com flamingos da mesma idade, no entanto ainda continuam a ser alimentadas pelos progenitores.
  • Depois de 100 dias de vida, tornam-se independentes.
Photo by Eric Kilby

ESPÉCIES

Photo by BioDivLibrary

PODEMOS ENCONTRAR SEIS VARIEDADES DE FLAMINGOS

Flamingo-comum

Flamingo-chileno

Flamingo-pequeno

Flamingo-andino

Flamingo-americano

Flamingo-de-james

Distribuição

Este animal pode ser avistado, desde o sul da Europa até ao norte de África, assim como em alguns territórios do Oriente.

Photo by Rainbirder

Em Portugal, é possível observar o flamingo comum, especialmente no estuário do Tejo e na zona norte do estuário do Sado.

Photo by GeorgeDement

Onde observar

  • Litoral centro – os flamingos aparecem regularmente na ria de Aveiro, no estuário do Mondego e na lagoa de Óbidos podendo ser observados com facilidade em qualquer um destes locais.
  • Lisboa e Vale do Tejo – o local que reúne maiores concentrações de flamingos e onde a espécie pode ser encontrada ao longo de praticamente todo o ano é o estuário do Tejo, nomeadamente nas lezírias da Ponta da Erva, na zona de
  • Alentejo – o estuário do Sado acolhe regularmente algumas centenas de flamingos; ocasionalmente a espécie pode também ser vista na lagoa de Santo André, na lagoa dos Patos e noutros açudes do interior alentejano.
  • Algarve – o Ludo, as salinas de Santa Luzia e a reserva de Castro Marim são os melhores locais do Algarve para ver a